Sistema de Gestão

Política

  • Atender aos requisitos estabelecidos no Sistema de Gestão Integrado, assegurando a satisfação dos clientes e garantindo a qualidade dos serviços prestados;
  • Garantir o atendimento das necessidades e expectativas dos sócios;
  • Capacitar, motivar e avaliar sistematicamente os colaboradores internos e externos, garantindo sempre Segurança e Saúde ocupacional, bem como a integridade física contra lesões;
  • Perseguir um harmonioso relacionamento e compromisso com a comunidade e a proteção do meio ambiente, incluindo o controle da poluição, com respeito aos preceitos legais e institucionais e as normas técnicas, visando o reconhecimento da empresa pela sociedade;
  • Promover a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão Integrado, através dos objetivos estabelecidos nas análises críticas, considerando a implementação de novas tecnologias e buscando sempre a inovação;
  • Atender aos requisitos pertinentes a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), estabelecendo compromissos voltados à elaboração de medidas, regras e condutas em completa sintonia com seus padrões de integridade, legalidade e transparência de seus atos.
  • Comprometimento com a eliminação de perigos e redução dos riscos de segurança e saúde dos nossos colaboradores provendo condições de trabalho seguras e saudáveis prevenindo lesões e doenças relacionadas ao trabalho.
  • Comprometimento com a consulta e participação dos trabalhadores.

Escopo

A Organização estabeleceu o Escopo, considerando o levantamento e a adequação dos seguintes pontos:
  • Levantamento das questões internas e externas
  • Levantamento dos requisitos das partes interessadas
  • Levantamento de nossos produtos e serviços
A Hidroconsult atua nos segmentos público e privado de Engenharia de Infraestrutura, salientando-se Estudos de Desenvolvimento Regional e Urbano, Engenharia Ambiental, Engenharia de Saneamento Básico, Obras Hidráulicas e Recursos Hídricos, Transporte, Mobilidade Urbana, Engenharia Metroferroviária, Engenharia Rodoviária, Infraestrutura Urbana e Edificações. No âmbito desse escopo está habilitada para os seguintes serviços:
  • Plano diretor e estudo de viabilidade técnico e econômico
  • Estudo de Concepção, Anteprojeto, Projeto Básico e Executivo
  • Acompanhamento Técnico de Obras ATO
  • Gerenciamento de Empreendimentos
  • Supervisão e/ou Fiscalização de Projetos e Obras
  • Diligenciamento e assessoria à aquisição de suprimentos
  • Comissionamento, Pré Operação e Operação Assistida
  • Modelagem PPP
  • Atuação como Verificador Independente
A Organização declara a aplicação de todos os requisitos normativos no escopo acima estabelecido, exceto o item 7.1.5 Recursos de Monitoramento e Medição não aplicável, visto que para as atividades desenvolvidas não são utilizados métodos de monitoramento e medição dos serviços, dos quais são analisados criticamente em etapas apropriadas. As atividades da organização no cliente se limitam a gestão de projetos, e as mesmas respeitam, quando disponíveis, as regras de SST estabelecidas pelo cliente, e da integração da organização.

Tendo em mente o compromisso em assegurar um ambiente seguro e de bem-estar no trabalho, a Hidroconsult implantou um Programa de Integridade, estruturado no Manual de Integridade e Código de Conduta. Este documento estabelece com profundidade as medidas, regras e comportamentos alinhados aos nossos padrões de legalidade e transparência, onde o guardião do processo é a área de Compliance.

O objetivo é estabelecer de forma concreta diretrizes e mecanismos para prevenir, detectar, remediar e punir fraudes, atos de corrupção e condutas inadequadas. São procedimentos intemos de auditoria e incentivo à denúncias de irregularidades, com a aplicação efetiva das regras estipuladas. O Programa de Integridade e as normas internas da Hidroconsult são aplicáveis a todos os stakeholders da Hidroconsult, são eles: sócios, acionistas, colaboradores, fornecedores e parceiros de forma geral 

Canal de Denúncias

O canal de denúncias pode ser utilizado por qualquer pessoa, dentro ou fora da empresa, que queira reportar um caso de suspeita ou violação do nosso Código de Conduta.

Os relatos são registrados e encaminhados para a equipe interna responsável e equipe externa que irá direcionar a apuração.

As informações são tratadas com sigilo e confidencialidade. Em nenhuma circunstância haverá intimidação nem retaliação ao denunciante.

Após o recebimento, os relatos são avaliados internamente e classificados de acordo com categoria e criticidade, sendo encaminhados aos devidos fins.

A Hidroconsult se compromete a encaminhar todas as denúncias recebidas e dar as devidas tratativas, com ações responsáveis e assertivas.